Grão de Bico

Classificação Botânica

O Grão de Bico, Cicer arietinum, faz parte da Família das Fabaceae. O gênero Cicer compreende 43 espécies conhecidas cujas 9 espécies são anuais e 34 espécies são vivazes.

Essa 43 espécies foram repartidas em quatro grupos em função das possibilidades de hibridação entre espécies.  O primeiro grupo contém Cicer arietinum e Cicer reticulatum.

Existem dois tipos bem determinados de Cicer arietinum:

– O tipo Kabuli.

– O tipo Desi.


História

É uma leguminosa muito antiga sem dúvida já cultivada na Turquia há 7400 anos.  O Grão de Bico está no terceiro lugar das leguminosas comestíveis cultivadas no mundo e a maior parte da produção é realizada na Índia (de 80% à 90%).  Ele é chamado Bengal gram na Índia, Chickpea em inglês, Garbanzo na América Latina, Hommes e Hamaz em Árabe, Nohud e Lablabi na Turquia, Shimbra na Etiópia.


Nutrição

Os grãos de Grão de Bico se consomem frescos, grelhados, cozidos na água, secos, etc.  Os grãos triturados são utilizados na confecção de pão, de “dahl” e de sopa.  Os grãos germinados são também consumidos crus.  O Grão de Bico é também utilizado para preparar iguarias fermentadas.  Os grãos secos de Grão de Bico contêm de 25% à 29% de proteínas.

É uma planta muito utilizada no plano medicinal para aliviar as diarréias, a bronquite, a cólera, a constipação, as flatulências, as mordidas de serpentes… Dentre as leguminosas, é a espécie mais poderosa para lutar contra o colesterol.

Segundo a obra “La Pharmacopée Marocaine Traditionnelle”, o Grão de Bico é considerado como um revigorante e um afrodisíaco. O pó de Grão de Bico serve de veículo para diversas plantas aplicadas em cataplasmas anti-veneno.  Misturada ao café de caroço de tâmara, esse pó é usado como anti-diarréico.


Conselhos de jardinagem

O Grão de Bico pode ser cultivado em regiões tropicais, regiões sub-tropicais e regiões temperadas. O tipo Kabuli é cultivado nas regiões temperadas enquanto o tipo Desi é cultivado nos trópicos semi-áridos.

As temperaturas ótimas de seu cultivo se situam entre 21°C e 29°C; entretanto, ele pode tolerar muito altas temperaturas durante o período de frutificação.  O Grão de Bico pode crescer com uma pluviometria anual que varia entre 600 mm e 1000 mm. Suas raízes podem ir até dois metros de profundidade. As plantas fazem entre 20 e 45 cm de altura.

Em função das variedades, a maturação leva de três a sete meses.


Polinização

As flores são de cor branca, rosa, azul ou malva.  Elas são solitárias ou a duas e se desenvolvem na axila das folhas.

O Grão de Bico é uma planta considerada quase autógama, pois se reporta uma taxa de polinização cruzada somente de 0 a 1%.

Entretanto, Carol Deppe em Oregon teve as mesmas aventuras que para as ervilhas.  Depois de ter consultado o responsável da coleção de Grão de Bico na USDA, o Professor Rich Hannan, ela só deixou um metro entre cada uma das 30 variedades que ela semeou esse ano no seu jardim.

No ano seguinte, ela tomou consciência que tudo estava misturado.  Por exemplo, as variedades a hastes verdes tinham de 5 a 10% de hastes rosadas ou violáceas.

O que se deve pensar?  Carol Deppe é uma eminente “seed saver” nos EUA, sendo Doutora em Zoologia e em Biologia (Harvard University).  Das duas, uma, ou o Grão de Bico é alógamo, ou então o jardim de Carol é invadido de espíritos brincalhões que só querem “desmontar” o paradigma da ciência oficial.

Para os grandes amadores de Grão de Bico, nós aconselhamos o isolamento no espaço ou em gaiolas cobertas com véu.


Produção de sementes

É aconselhável colher as sementes um pouco antes da maturidade completa e de terminar a secagem em um lugar seco e ventilado.

As sementes de Grão de Bico têm uma duração germinativa média de 3 anos. Elas podem, entretanto, conservar uma faculdade germinativa até 8 anos.

O peso de 100 sementes de tipo Kabuli é de mais ou menos 50 gramas, enquanto que o peso de 100 sementes de tipo Desi é de mais ou menos 30 gramas. Elas são de cores muito variadas: verde, preto, marrom, amarelo, branco, creme. Cada vagem contém uma ou duas.